A proximidade da Páscoa nos traz um alerta importante: nunca devemos oferecer chocolate para os nossos animaizinhos de estimação. Mesmo que seja tentador ceder aos olhares pidões dos nossos pets, o chocolate, tão presente nessa época do ano, é extremamente prejudicial para cães e gatos. Mas você sabe o motivo pelo qual o chocolate é tão perigoso para os nossos bichinhos?
O perigo do chocolate para os pets
Contrariando o que muitas pessoas pensam, não é o açúcar presente no chocolate que o torna perigoso para a saúde dos animais de estimação. O médico-veterinário Gustavo Quirino explica que o problema está na teobromina, uma substância tóxica para cães e gatos, já que seus organismos não conseguem metabolizá-la da mesma forma que os humanos. A teobromina é semelhante à cafeína e tem o objetivo de fornecer energia, mas os pets são muito sensíveis a ela, o que pode levar a efeitos graves, como problemas cardíacos, convulsões e até mesmo a morte do animal.
Consequências da intoxicação por chocolate
As consequências da ingestão de chocolate pelos pets variam de acordo com a quantidade ingerida. Pequenas quantidades podem causar vômito e diarreia, enquanto grandes quantidades podem levar a problemas mais sérios, como complicações cardíacas e convulsões.
Chocolate amargo é ainda mais perigoso
Enquanto para os humanos o chocolate amargo é considerado mais saudável, para os pets ele é ainda mais prejudicial. Isso porque quanto maior a concentração de cacau, maior a quantidade de teobromina presente, o que significa que o pet poderia passar mal com uma quantidade menor em comparação ao chocolate ao leite, por exemplo.
Alternativas seguras para a Páscoa dos pets
Se você gosta de incluir seu pet nas celebrações, saiba que existem no mercado diversas opções de petiscos próprios para cães e gatos, como biscoitos, bifinhos e até alimentos úmidos. Alguns produtos inclusive têm o formato de ovo de Páscoa, mas sem serem feitos de chocolate. Lembre-se sempre de verificar nas embalagens a quantidade recomendada para o consumo do seu pet.
Riscos de outros alimentos festivos para os pets
Além do chocolate, outros alimentos típicos das celebrações podem ser prejudiciais para os nossos amigos de quatro patas, como carnes especiais, aves, bacalhau, castanhas, uvas frescas, passas, sementes de frutas, cebola, alho e ossos. A ingestão desses alimentos pode levar a problemas graves, como inflamação do pâncreas, perfuração intestinal e intoxicação.
O que fazer em caso de ingestão acidental?
Se o seu pet ingerir acidentalmente algum alimento inadequado e apresentar sintomas de mal estar, é fundamental levá-lo imediatamente ao médico-veterinário de confiança.