Adestramento positivo: gentileza e respeito na educação canina
No cenário nacional, o biólogo, comportamentalista e adestrador curitibano Pedro Fontoura foi homenageado por seus 11 anos de dedicação ao adestramento positivo. Recebendo a Medalha Cinquentenária das Forças de Paz do Brasil, o fundador da empresa Jeito Animal foi reconhecido pelo impacto positivo de seu trabalho na sociedade. A premiação ocorreu na terça-feira, dia 20 de fevereiro, na Câmara Municipal de São Paulo, onde destacou a importância da gentileza e do respeito na educação dos animais.
O que é o adestramento positivo?
Em meio aos diversos métodos de adestramento disponíveis no Brasil, o Jeito Animal destaca-se pelo uso do adestramento positivo. Baseado em pesquisas científicas e difundido por renomados veterinários e comportamentalistas internacionais, esse método preza pela participação ativa dos tutores no processo e pela utilização de reforços positivos, como brincadeiras, carinho e alimentos, para promover o aprendizado dos animais.
Segundo Fontoura, a abordagem do adestramento positivo evita o uso de broncas, punições e qualquer forma de agressão. Dessa forma, a confiança e a relação entre tutores e pets são fortalecidas, contribuindo para um convívio saudável e harmonioso.
Jeito Animal: transformando vidas e relações
Além de promover a educação canina gentil e livre de punições, a Jeito Animal tem como missão transformar a relação entre mais de 5 mil famílias, dentro e fora do Brasil. Fundada por Pedro Fontoura e atualmente gerenciada pela jornalista Deborah Fertonani, a empresa se destaca como a segunda maior franqueadora de adestramento positivo do país, contando com uma equipe interdisciplinar de veterinários psiquiatras e adestradores.
Com 19 franqueados em diversos estados brasileiros, a Jeito Animal oferece além de adestramento de pets, consultas psiquiátricas, terapias integrativas, vacinas lowstresse e uma linha de produtos. O foco da empresa vai além da resolução de problemas comportamentais dos animais, buscando também informar e orientar os tutores para atender às necessidades específicas de suas espécies, atuando na prevenção de questões futuras.
Para cumprir sua missão, a equipe da Jeito Animal investe na produção de conteúdo gratuito, visando conscientizar os tutores e engajar aproximadamente 220 mil seguidores nas redes sociais. Com o propósito de disseminar informação e promover o bem-estar animal, a empresa se destaca como um importante agente na educação e no cuidado com os pets.
Conclusão
A homenagem recebida por Pedro Fontoura representa não apenas o reconhecimento de sua dedicação ao adestramento positivo, mas a valorização da gentileza e do respeito na relação entre humanos e animais. Através da Jeito Animal, milhares de famílias têm transformado suas vidas e a convivência com seus pets, demonstrando que a educação baseada no amor e na compreensão pode, de fato, gerar mudanças significativas.