Estudos comprovam superioridade anti-inflamatória frente ao principal concorrente do mercado, o Firocoxib
Ausência de efeitos colaterais nos estudos de segurança do celecoxibe indicam uma nova opção de tratamento, mais eficaz e seguro para os cães
Na busca por tratamentos mais eficazes e seguros para a saúde dos pets, o princípio ativo celecoxibe surge como uma excelente opção. Integrante da classe dos coxibes, este anti-inflamatório é conhecido pela seletividade na inibição da enzima COX-2, responsável por promover dor e inflamação. “Ao focar especificamente nessa enzima, o celecoxibe se diferencia de outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que também inibem a COX-1, enzima que desempenha funções constitutivas no organismo, aumentando o risco de diversos efeitos colaterais”, explica Marília Scauri, gerente de produtos da Pearson Saúde Animal.
Os AINEs tradicionais, utilizados na medicina veterinária, são acompanhados de inúmeros efeitos adversos, que podem incluir úlceras gástricas, insuficiência renal e distúrbios de coagulação. Segundo a gerente de produtos pets da Pearson, “A maioria dos anti-inflamatórios não esteroides é eficaz, mas sua ação não seletiva pode prejudicar órgãos vitais, especialmente quando usados por longos períodos de tratamento.”
A introdução do celecoxibe representa um avanço indiscutível na direção certa. Os estudos de eficácia e segurança aos quais essa molécula inovadora na veterinária foi submetida, mostraram uma redução significativa na inflamação dos cães tratados, com recuperações pós-cirúrgicas mais rápidas e com menos edema, quando comparados com o firocoxib.
Com atuação voltada para a COX-2, ele oferece um perfil de segurança mais efetivo, preservando as funções da COX-1. Essa seletividade reduz a ocorrência de efeitos colaterais indesejáveis, como problemas gastrointestinais, que são comuns com o uso de outros AINEs. Além disso, a capacidade do celecoxibe de manter a integridade das mucosas e funções renais faz dele uma escolha mais segura, principalmente em animais que necessitam de tratamentos prolongados.
Marília Scauri destaca que, embora o celecoxibe represente uma grande evolução, a escolha do anti-inflamatório ideal deve sempre ser feita com base na condição clínica do animal e sob orientação veterinária. “Cada caso é único e a indicação deve levar em consideração fatores como idade, peso, histórico de saúde e necessidades específicas de cada animal. O importante é que, hoje, temos mais opções terapêuticas para garantir a qualidade de vida dos nossos cães.”
O celecoxibe é o princípio ativo de Ducox Pet, solução inovadora que combina eficácia anti-inflamatória com segurança superior. Estudos comprovam que Ducox Pet apresenta vantagens em relação a outros coxibes, especialmente em termos de eficácia e tolerabilidade. A recomendação do medicamento deve ser sempre acompanhada por uma avaliação criteriosa de um médico-veterinário, garantindo que o tratamento seja adequado e seguro para cada animal.
Sobre a Pearson
A Pearson Saúde Animal, que pertence ao Grupo Eurofarma, tem mais de um século de experiência e adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além disso, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2022, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado um passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELE CRISTINE DIAS DE OLIVEIRA
graziele@textoassessoria.com.br